Sobre Nós
Sobre nós
HISTÓRIA
Felgueiras é um concelho do distrito do Porto, constituído por um território de enorme beleza natural, onde se ergue o belo “Montis Sancto Felice”, conhecido atualmente por Monte de Santa Quitéria.
Sendo, uma região portadora de uma enorme riqueza histórica, cultural e patrimonial, onde se destacam locais como o Mosteiro de Pombeiro, o Santuário do Bom Jesus de Barrosas e o Mosteiro de Caramos.
Uma terra de povo empreendedor que desde que há memória se reúne em torno das feiras e festas religiosas das suas freguesias.
Devido a este contexto socioeconómico, cultural e religioso, António Lopes filho de Maria Lopes, herda o gosto pela doçaria tradicional, através da reconhecida doceira Emília Vieira casada com o senhor António Santos, residente em Vila-da-Lixa, concelho de Felgueiras.
No ano de 1945, António Lopes juntamente com sua esposa Isaura Teixeira Canena, iniciam-se nesta aventura da doçaria tradicional, na freguesia de Macieira da Lixa, numa época em que as massas do pão-de-ló e restantes doces, eram batidos em engenhos pela força do homem e cozidos em fornos a lenha. E que depois de prontas, estas iguarias eram transportadas em grandes e pesados cestos de madeira, forrados a linho, até chegarem às feiras e romarias do concelho e arredores, para aí serem comercializados. Onde a aquisição destes doces, ainda hoje representa um importante ícone que caracteriza estas festividades e romarias religiosas.
TESTEMUNHO
Devido ao aumento da procura destes deliciosos doces, António Lopes e sua esposa Isaura Teixeira Canena, mudam para umas instalações maiores na freguesia de Caramos deste mesmo concelho, decorria o ano de 1952, aumentando também o número de engenhos, podendo assim, melhor corresponder à grande procura que se fazia sentir, por parte de todos aqueles que se deliciavam com todas estas iguarias.
Em 1974, o filho primogénito do fundador, Joaquim Teixeira Lopes casado com Maria Teresa Teixeira Vieira, devido ao falecimento de seu pai em Maio desse mesmo ano, assume o fabrico destes tradicionais doces, ficando com o segredo e testemunho de todo o processo de fabrico e sabor único do Pão-de-Ló e Doces Regionais de Margaride.
Atualmente já se deu início à 3ª geração, dirigida por Umbelina Lopes, neta do fundador António Lopes e filha de Joaquim Teixeira Lopes e Maria Teresa Teixeira Vieira, nas novas instalações da fábrica e loja. Procedendo-se assim, à continuidade desta antiga casa e uma vez mais, à sucessão do segredo e testemunho do fabrico do Pão de Ló e Doces Regionais.
Como reconhecimento da qualidade dos nossos produtos e do trabalho desenvolvido ao longo destes anos, em que mantivemos inalterado o receituário e método de fabrico artesanal, fomos distinguidos como uma Unidade Produtiva Artesanal nº122879 e foi atribuída à neta do fundador a Carta de Artesão nº113114.
Por tudo isto, a nossa casa pertence à Confraria Gastronómica do Pão do Ló Tradicional. Pois fomos convidados pela Exma. Sra. Dra. Fátima Salgado, Presidente desta Confraria. Tendo sidos Entronizados no dia 17 de março de 2012, juntamente com S.A.R., Dona Isabel de Bragança. A partir desta data, ficamos com a responsabilidade de divulgar a preservação do património cultural, neste caso o Pão de Ló Tradicional, que assenta em receitas antigas e de origem familiar.
RECONHECIMENTO
Em 2018, enviou-se pela primeira vez os nossos produtos, para serem avaliados num Concurso Internacional e outro Nacional. Tendo conquistado com o Pão de Ló de Margaride, a Estrela de Ouro, no Great Taste Awards, no Reino Unido.
No Great Taste Awards que se realiza em Portugal, concorremos não só com o Pão de Ló de Margaride, mas também com as Cavacas de Margaride e as Lérias. Sendo a nossa empresa a única a conquistar o Trio com 3 Estrelas de Ouro, em todos os produtos levados a concurso.
No final do ano de 2018, conquistamos ainda o Prémio de Medalha de Ouro no 7º Concurso Nacional de Bolos Especiais de Natal.
Em 2019, conquistamos com as Lérias e o Pão de Ló de Margaride, a Estrela de Ouro, no Great Taste Awards, no Reino Unido.
Em 2020, conquistamos novamente com o Pão de Ló de Margaride, a Estrela de Ouro, no Great Taste Awards, no Reino Unido.
É com enorme orgulho que vemos a qualidade dos nossos produtos reconhecidas e destacados mais uma vez.
Continuamos a ter o prazer de servir com a mesma qualidade, o autêntico Pão de Ló de Margaride de António Lopes, detentores do registo de Marca Nacional nº 468939.